Como você reage quando está cansada?
- Beatriz Samaia
- 17 de jan. de 2025
- 2 min de leitura
Como você reage quando está cansada?
Você já percebeu como o cansaço mexe com a gente? A paciência pode ir embora, as respostas podem sair mais ríspidas ou, às vezes, podemos acabar cedendo em assuntos importantes, só para evitar conflitos. Isso não significa que estamos falhando, mas que é importante olhar para dentro e compreender nossas emoções e reações.
Há um termo em inglês que gosto muito: naming it to tame it. Em português, seria algo como ‘dar nome para acalmar’. Quando reconhecemos e nomeamos o que estamos sentindo (seja cansaço, irritação ou sobrecarga) algo muda dentro de nós. É como se organizar as emoções nos ajudasse a lidar melhor com elas. Esse termo é baseado em estudos sobre o cérebro e mostra que quando nomeados as emoções, ativamos a parte mais racional do nosso cérebro.
Compreender e nomear as nossas emoções é como abrir um espaço entre o que sentimos e como reagimos. É como se disséssemos ao nosso cérebro: "Ok entendi o que está acontecendo, e agora posso lidar com isso de forma mais calma”. Esse pequeno ato, tão simples, pode nos ajudar a evitar atitudes que depois nos arrependemos e também nos dá mais clareza para encontrar soluções.
E, nas férias, com tantas demandas e mudanças na rotina, esse autoconhecimento é ainda mais importante. Saber como você está é o primeiro passo para cuidar de si e conseguir ser o porto seguro que sua família precisa. Eu, por exemplo, nessa semana precisei falar para mim mesma “Estou exausta e precisando de uma pausa.”
Dar nome ao sentimento não elimina o cansaço, mas ajuda a lidar com ele de forma mais consciente e amorosa, tanto com você mesma quanto com quem está ao seu redor.
Deixo essa reflexão para vocês levarem no fim de semana!
Um beijo, fiquem com Deus,
Beatriz Samaia



Comentários