top of page

Pertencimento e Importância, como isso afeta as crianças?

Hoje quero trazer para vocês dois aspectos fundamentais no desenvolvimento das crianças: o sentimento de pertencimento e o sentimento de se sentirem importantes. Esses conceitos tão importantes, amplamente estudados por John Bowlby e Alfred Adler, são pilares na formação de crianças emocionalmente saudáveis e seguras.


Vamos começar pelo sentimento de pertencimento. Crianças precisam saber que têm um lugar especial na família, que fazem parte de algo maior e que são aceitas pelo que são, sem a necessidade de provar seu valor. Esse sentimento é cultivado através do vínculo seguro e de momentos simples, mas genuínos de conexão.


Dica prática: Priorize refeições em família sempre que possível, mesmo que seja apenas uma vez ao dia. Durante a refeição, estimule cada membro a compartilhar algo sobre o dia, incluindo as crianças. Fazer perguntas como 'Qual foi a melhor parte do seu dia?' ou 'O que te fez sorrir hoje?' ajuda a criança a se sentir incluída e valorizada no grupo familiar.


Agora, vamos falar sobre o sentimento de importância. As crianças precisam sentir que contribuem para a família e que têm algo a oferecer. Isso dá a elas um senso de propósito e valor. Esse sentimento pode ser desenvolvido ao atribuir pequenas responsabilidades que sejam adequadas à idade.


Dica prática: Convide seu filho a participar das tarefas de casa. Pode ser algo simples como colocar os talheres na mesa ou ajudar a regar as plantas. Lembre-se de agradecer pelo esforço e mostrar como a contribuição dele faz diferença.


Nós, adultos, também somos assim. Quem não gosta de se sentir parte de algo significativo e saber que está contribuindo para esse algo? A diferença é que, como adultos, podemos expressar isso de forma mais clara, mas as crianças nos mostram essas necessidades através do comportamento. Crianças que se sentem pertencentes e importantes são mais seguras, cooperativas e felizes.

 
 
 

Comentários


bottom of page